Está aqui

10 atividades divertidas para fazer à noite no campismo

A ideia de acampar durante um fim-de-semana ou umas férias de verão pode apresentar-se como uma excelente opção para quem pretende essencialmente descansar fora dos ambientes citadinos e bem longe da rotina diária. No entanto, umas férias deste género devem ser devidamente planeadas para que nenhum dos membros do grupo se sinta entediado ou com vontade de regressar a casa… principalmente depois do sol se por!

10 sugestões divertidas para ocupar a noite quando se vai acampar
Um dos momentos mais parados quando se vai acampar, é justamente o cair da noite e as horas que vão desde o jantar até ao momento de deitar. Por isso, e para assegurar que mesmo a noite no campismo é divertida, há que pensar numa série de atividades e dar largas à imaginação. Tome nota:

  1. Pôr a conversa em dia. Organize reuniões noturnas entre as tendas e aproveitem o tempo para conversar e trocar opiniões sobre diversos assuntos. É importante que o grupo deixe fluir o momento e não coloque as crianças de parte. Poderão contar histórias de momentos divertidos ou mesmo anedotas. Aproveitem para partilhar experiências que já viveram no campismo ou nas suas vidas pessoais e profissionais.
  2. Histórias infantis. Quando pensamos em campismo, ocorre-nos logo a imagem de um grupo reunido à volta da fogueira. E porque não? Junte as crianças e deixe para os adultos a tarefa de contar algumas histórias infantis. Além de um momento bastante divertido, é uma recordação que viverá para sempre nas suas memórias.
  3. Momentos teatrais. Em vez de apenas contar as histórias ou as anedotas, sugira a recriação das mesmas. Formando pequenos grupos, criem momentos de teatro e diversão para os restantes apreciarem e aplaudirem. Deem asas à imaginação e transformem o campismo num palco de espetáculos!
  4. Jogos e atividades didáticas. Se o grupo preferir, troque as histórias por jogos. Poderão optar pelos tradicionais jogos de cartas e de tabuleiro ou outros mais didáticos que estimulem a mente e ajudem a passar as horas.
  5. Caminhadas noturnas. Caminhar faz sempre bem ao corpo e à alma. No verão, nada melhor do que fazê-lo com o fresco da noite. Trace percursos dentro ou fora do parque de campismo. Informe-se sobre os locais possíveis para o fazer. Alguns parques têm mesmo percursos pedestres já desenhados para passeios ao luar inesquecíveis.
  6. Observação das estrelas. Escolha uma noite agradável e sem nuvens. Desfrute de alguns momentos olhando as estrelas e tentando decifrar as constelações. Se tiver possibilidade, apetreche o grupo com o material necessário, como alguns telescópios e livros sobre o tema.
  7. À descoberta do mundo animal. Alguns animais só se deixam ver durante a noite. Porque não aproveitar o fato de estar no meio da natureza para poder conhecê-los mais de perto? Não se esqueça que pode ser uma aventura algo arriscada e que deve atender a certos cuidados.
  8. Festas temáticas. Nada melhor para ocupar as noites de verão no campismo, do que a conviver e a dançar. Divirta-se e divirta os outros ao organizar uma festa temática. Por exemplo, sem sair do parque, aposte numa “Festa do Pijama” ou, se estiver junto da praia, vá até lá e promova uma “Noite Branca”.
  9. Atividades desportivas. Existem desportos que, embora possam ser praticados durante o dia, também podem ser desfrutados à noite. É o caso da pesca, da caça e de algumas atividades náuticas que poderá praticar durante o horário noturno da sua estadia no campismo.
  10. Piscina e jacuzzi. Se tiver essa oportunidade, escolha um parque de campismo onde lhe seja permitido frequentar a piscina ou um jacuzzi durante a noite. É uma atividade noturna extramente divertida para todo o grupo. Se for caso disso, aproveite e transforme esta atividade num romântico momento a dois…

Principais cuidados a ter à noite quando se vai acampar

  • Lembre-se que, em muitos parques de campismo, é proibido fazer barulho a partir de determinada hora.
  • Procure não incomodar os “vizinhos” com as atividades do seu grupo.
  • Tome atenção aos bichos, sobretudo aos insetos, para que o grupo não acabe por deixar de aproveitar o convívio devido às picadas e ao incómodo que possam causar.
  • Tenha especial atenção à segurança de todos, já que à noite, todas as atividades se tornam mais arriscadas. Lembre-se que mais vale prevenir que remediar e um acidente, por muito pequeno que seja, pode pôr um ponto final nas férias de campismo.
A sua votação: 
Média: 4 (11 votos)