Está aqui

Campismo no Outono: vantagens e desvantagens

O campismo é uma prática turística que conquista cada vez mais adeptos no mundo inteiro, tanto pelo contacto com a natureza como também pelos preços normalmente acessíveis que apresenta. No entanto, são muitas as pessoas que associam o campismo ao Verão, considerando que, chegando o tempo mais frio, é então altura de desarmar a tenda e de rumar a espaços turísticos mais acolhedores como, por exemplo, os hotéis. Mesmo com um clima mais frio, praticar campismo no Outono apresenta vantagens que, muito provavelmente, não se conseguem em pleno Verão.

Mais espaço

É normalmente entre Junho e Setembro que sobem em flecha as taxas de ocupação nos parques de campismo. Por isso, optar por acampar fora destes meses significa maior disponibilidade para encontrar o lote de terreno que mais lhe agrada, bem como menos pessoas a pernoitar e a circular no parque – o que implica maior conforto para quem faz campismo nessa altura.

Manhãs mais longas

As férias, sejam na altura do ano em que forem, implicam também descanso e, consequentemente, dormir até mais tarde. Durante o Verão, com a afluência de centenas de famílias que procuram os parques de campismo para as suas férias, é normal que seja acordado logo ao raiar do dia com o barulho dos vizinhos. No Outono, como há menos pessoas a acampar, normalmente as manhãs podem ser mais longas e, logo, o descanso é garantido.

Mais atividades na natureza

Há atividades, como as caminhadas, que não são muito adequadas quando a temperatura é mais elevada porque o sol está muito forte e a desidratação e o cansaço fazem-se sentir mais facilmente. Por isso, o tempo mais frio e fresco é ideal para explorar a natureza e fazer caminhadas em trilhos ditos selvagens – uma excelente atividade de lazer que o campismo normalmente oferece a todos os seus adeptos.

Cozinhar à volta da fogueira

Com a chegada das noites mais frescas, nada mais agradável do que cozinhar no campismo, à volta de uma fogueira. Para além da própria magia do momento, consegue criar-se um ambiente mais quente e acolhedor, ideal para saborear um delicioso churrasco. Para quem quiser acampar no Outono, a hora da refeição será um ótimo momento para desfrutar da companhia da família ou dos amigos e até podem aproveitar para fazer uma prova de queijos, enchidos e vinhos. Para além de custar menos cozinhar, o tempo mais fresco tem ainda outra vantagem para quem faz campismo: os alimentos conservam-se durante mais tempo.

4 desvantagens de fazer campismo no Outono

No entanto, é importante referir que acampar no Outono também pode apresentar algumas desvantagens, entre as quais:

  • O frio e as primeiras chuvas, que podem tornar menos confortável o acampamento, obrigando à utilização de roupas mais quentes e sacos de dormir térmicos ou polares. É importante comprar um isolante térmico para o chão da tenda, de forma a evitar o desconforto do frio que advém do solo.
  • Os lotes que o parque de campismo reserva à montagem de tendas podem não ser os mais adequados quando se tem em conta a chuva e o frio do Outono. Por isso, convém que o acampamento seja feito numa zona onde a tenda esteja abrigada do vento e em que a luz solar brilhe logo pela manhã.
  • Em dias mais frios e ventosos, é necessário ter alguns cuidados extra na hora de acender a fogueira. Para evitar um possível acidente, acenda a fogueira num local amplo e seguro, longe das tendas e da vegetação. Quando chegar a altura de voltar para a tenda, certifique-se que tudo ficou bem apagado, deite água nas brasas e apanhe todos os galhos queimados.
  • Muitas das atividades oferecidas pelos parques de campismo como os desportos náuticos e o usufruto da piscina, ficam normalmente suspensas fora da época alta do ano, pelo que a variedade de oferta, em termos de lazer, pode estar bastante mais reduzida para quem opta por acampar no Outono.

O importante é que, pesados os prós e os contras do campismo no Outono, se assegurem sempre as condições de segurança necessárias para um acampamento sem contratempos. Depois disso, é só aproveitar as vantagens do contacto com a natureza, que existem sempre, faça calor ou faça frio.

A sua votação: 
Média: 4.8 (6 votos)