Está aqui

Campismo na primavera: vantagens e desvantagens

Acampar pode ser uma excelente opção para quem quer passar férias em comunhão com a natureza e pagar um pouco menos. No entanto, é de realçar que passar férias num parque de campismo não é para todos, é preciso gostar e não ter qualquer problema em partilhar espaços comuns com outras pessoas.

Normalmente, a pequenada adora este tipo de férias pois pode correr, saltar e brincar sem preocupações. Contudo, para que as suas férias não sejam assombradas com imprevistos, convém informar-se de tudo o que o parque de campismo oferece e escolher a época que mais se adequa ao tipo de férias que quer fazer. Claro que todas as estações do ano têm as suas vantagens e desvantagens e a primavera não é exceção. Conheça-as ao máximo detalhe!

As principais vantagens em fazer campismo na primavera

A prática do campismo é uma atividade de lazer extraordinária que pode ser realizada no outono, verão e inverno. No entanto, é mágica na primavera e apresenta inúmeras vantagens, como por exemplo:

  • Nesta época do ano, os parques de campismo estão menos ocupados, logo não se vê tanta confusão nem se ouve tanto barulho, o que proporciona um maior repouso e descontração.
  • Assiste-se a uma maior disponibilidade e organização por parte dos responsáveis dos parques. Normalmente, o atendimento é mais personalizado e cuidado.
  • Os parques de campismo apresentam-se muito mais limpos graças ao facto de estarem a ser preparados para o verão e, claro, por serem pouco frequentados nesta fase.
  • Há mais espaço disponível e por isso pode escolher à vontade o local onde deseja montar a tenda e respetivos acessórios de campismo.
  • Comparativamente ao verão há menos calor e por isso há menos perigo para a comida se deteriorar e para as tendas não aquecerem em demasia.
  • A oportunidade de estar em contacto com a natureza neste período do ano é ainda mais emocionante e desafiante que nas épocas restantes, pois é nesta fase que se assiste ao desabrochar das plantas e ao acordar dos animais e isso é algo que não se vê todos os dias.
  • A estadia nesta altura do ano é muito mais económica.

As principais desvantagens em fazer campismo na primavera

Também existem algumas desvantagens em fazer campismo na primavera. São elas:

  • Esta é a estação do ano em que os pólenes e as poeiras pairam no ar, logo, quem sofre de alergias não consegue acampar com tanta facilidade. Se, mesmo assim, decidir que vale a pena, previna-se, essencialmente, contra as alergias oculares pois estas podem estragar as suas férias.
  • A inconstância das temperaturas. Neste período do ano, ninguém confia absolutamente nas temperaturas que se fazem sentir, pois tanto está frio num dia como calor no outro. Por isso, se decidir acampar nesta época, não se esqueça de levar uma mochila com roupa um pouco mais quente e à prova de água. Por outro lado, também deve ter cuidados com a exposição ao sol por períodos prolongados. O sol pode mesmo provocar queimaduras mais graves que as provocadas no verão. Não se esqueça de usar o protetor solar.
  • Se pretende fazer praia juntamente com o campismo ou usufruir da piscina do parque de campismo, esta também não é uma boa altura. Normalmente, nesta época, a piscina não está aberta ao público, a praia ainda não tem vigilância e o mar ainda não se encontra nas melhores condições.
  • O despertar da vida animal também pode ser uma chatice para muitos campistas. Na primavera, os animais saem das respetivas tocas e procuram alimento em todo o lado. Dessa forma, é natural que encontre todo o tipo de animais à procura de comida junto das suas coisas e, para muitos, esse é um verdadeiro pesadelo.

Quando for acampar, independentemente da altura do ano que escolher, faça uma checklist de campismo com alguns materiais básicos: muda de roupas, acessórios para chuva, chapéu-de-sol, protetor solar, óculos de sol, lanterna e um estojo de primeiros socorros completo. Prepare-se como se fosse chover muito ou como se fosse fazer imenso calor, pois só assim é que estará pronto para todas as circunstâncias.

A sua votação: 
Média: 4 (2 votos)