Está aqui

Cozinhar no campismo

Cozinhar no campismo

Cozinhar no campismo pode ser um momento divertido e diferente ou um autêntico pesadelo. Para que a hora das refeições não estrague as suas férias, deixamos-lhe algumas dicas para que tudo corra sobra rodas!

Lembre-se: não está em casa!

A primeira coisa que terá que ter presente é que não está na sua cozinha. Isto significa que não terá ao seu alcance tudo o que normalmente precisa, não estará no seu ambiente habitual, onde se sente confortável e, sobretudo, em controlo.
Cozinhar no campismo implica muito planeamento, aceitar “condições culinárias” mais limitadas e também alguma capacidade de improviso. Se estiver à espera que o momento das refeições no parque de campismo seja igual ao que é em casa ou quando fica alojado num hotel, ficará, muito provavelmente, desiludido. Principalmente se não se preparar previamente!

Faça os trabalhos de casa!

  • Planeie com antecedência cada uma das refeições que irá fazer, e leve os ingredientes já separados nas quantidades necessárias para cada receita.
  • Isto permitir-lhe-á também levar os utensílios estritamente necessários, garantindo que não leva material que depois acaba por não precisar (ocupando espaço precioso), e, do lado oposto, que não chegará ao momento chave sem algo essencial.
  • Prepare também previamente os ingredientes: batatas descascadas, legumes cortados, carne em fatias/pedaços, etc.
  • Congele tudo o que puder: dura mais tempo e também serve para manter frios os outros alimentos.
  • Nas refeições que levar já preparadas, e sobretudo congeladas, separe-as previamente em doses individuais: lembre-se que não poderá voltar a congelar o que descongelar.
  • Mantenha todos os alimentos em sacos seláveis ou recipientes à prova de água.
  • Em cada saco ou recipiente, coloque sempre uma etiqueta bem legível e resistente à água para saber o que lá está.

 

A hora da verdade

  • Tenha uma geladeira separada para alimentos e para bebidas, e abra-as o mínimo de vezes possível.
  • Nunca faça uma fogueira! Não só é proibido na generalidade dos parques de campismo, como constitui um enorme perigo para a sua segurança e para a dos outros campistas.
  • Recorra sempre a pequenos fogões ou botijas de gás especialmente adaptadas para o campismo, em situações controladas e nunca as deixe ligadas sem vigilância!
  • Se possível, use o fogo em cima de uma mesa ou pedra (suficientemente estável); caso tenha que o fazer no chão, certifique-se que o faz suficientemente afastado de ervas, vegetações e materiais inflamáveis.
  •  Cozinhe sempre tapando o tacho ou frigideira: não só cozinhará mais depressa, como evitará a propagação de cheiros (que pode incomodar outros campistas e também atrair insectos ou outros pequenos animais).
  • Pratos, talheres e copos descartáveis são práticos, mas pouco amigos do ambiente. Leve um prato, um copo e um conjunto de talheres por cada pessoa, e reaproveite-os para cada refeição; os parques de campismo têm locais próprios para depois ir lavar a loiça.
  • Deite fora o lixo em contentor próprio logo após cada refeição, evitando assim cheiros desagradáveis.

O plano B

Se tudo o resto falhar, existe sempre um plano alternativo. Conservas e refeições pré-preparadas, frequentemente comercializadas em doses individuais, são uma excelente alternativa para as refeições campistas, que muitas vezes nem precisam ir ao lume. Adicionalmente, há sempre restaurantes e snack-bars, sobretudo se o motivo da sua opção por acampar não passar pela poupança. Mas não será a mesma coisa…

O ingrediente principal

No fundo, o que importa reter no que diz respeito a cozinhar no campismo é que não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, e existem sempre soluções diferentes para cada pessoa e cada estilo. Cozinhar no campismo é possível e fácil, desde que tenha o trabalho de se preparar previamente; mesmo que não prefira essa opção, existem sempre muitas outras alternativas, para que possa sempre montar tenda de estômago cheio!
E qualquer que seja a sua opção ou a solução encontrada, não se esqueça nunca do ingrediente principal: divirta-se!

A sua votação: 
Média: 4.4 (43 votos)