Está aqui

Dicas práticas para lavar a loiça no parque de campismo

Pessoas a lavar a loiça no campismo

Quando se vai acampar, são muitas as preocupações para que nada falte e para que tudo corra bem. Afinal, aqueles dias que vão ser passados no parque de campismo vão servir para sair da rotina, recarregar energias e para se divertir um pouco. Tratar da loiça que usa no parque de campismo pode tornar-se uma tarefa difícil e aborrecida, mas não tem de ser!

Loiça ao ar livre

Quando se vai acampar, é necessário que a loiça fique impecavelmente limpa, uma vez que os resíduos de comida podem, com a exposição ao ar livre e, em muitos casos, ao tempo quente, prejudicar a saúde de quem a utiliza. O uso de loiça descartável pode parecer uma boa opção, mas não se deixe enganar: além de necessitar de mais quantidade de loiça, vai acabar por produzir uma grande quantidade de lixo. Felizmente, existem várias maneiras de manter a loiça bem limpa quando se vai acampar, até porque hoje a maioria dos parques de campismo já possuem condições muito boas, que facilitam esta tarefa. Pode, no entanto, lavar a loiça com eficácia junto da sua própria tenda sem ter de se deslocar aos espaços públicos.

Dicas práticas para lavar a loiça num parque de campismo

  • Antes de colocar as panelas ao lume, passe-lhe, no exterior, uma camada de detergente biodegradável. Este passo vai impedir que o exterior da panela se queime, tornando ainda a sua limpeza mais fácil.
  • Enquanto cozinha, se tiver um bico disponível, ferva água na quantidade necessária para lavar a loiça. Se não tiver um bico livre, ferva a água enquanto come. Para além de ser mais fácil lavar a loiça imediatamente a seguir ao seu uso, vai poupar tempo de espera para aquecer a água.
  • Na hora de lavar a loiça, prepare três bacias ou baldes e distribua a água da seguinte forma: um balde com água quente e com detergente biodegradável (para não prejudicar o ambiente); um balde com água fria que pode ser água salgada ou com um pouco de desinfetante para eliminar bactérias, se assim o entender; e um balde com água quente e limpa.
  • Retire os restos de comida dos pratos e das panelas antes de os lavar.
  • Esfregue toda a loiça dentro da água do primeiro balde. Depois, passe a loiça pelo segundo balde e, por fim, enxague bem no último balde, para retirar qualquer resíduo de detergente.
  • Coloque depois a loiça em cima de um pano limpo ou sobre papel de alumínio para que seque muito bem ao ar livre. Quando colocar a loiça a secar, tenha o cuidado de não tocar em nenhuma superfície suja ou contaminada. Se desejar, pode tapar a loiça com um pano ou toalha limpa.
  • Antes de deitar a água de lavar a loiça fora, passe-a por um pano ou uma peneira para retirar os restos de comida. Depois, coloque esses resíduos no lixo e despeje a água num local próprio para o efeito.

Outros conselhos úteis

  • Quanto mais quente estiver a água que vai ser usada para lavar a loiça, menos risco existe para que esta fique contaminada.
  • Pode usar um desinfetante adicionado ao detergente mas, se a água for bem quente, este produto não é necessário.
  • Lave a loiça pela seguinte ordem: copos e canecas primeiro, pratos e talheres de seguida e, por fim, as panelas. Como as panelas vão ser aquecidas da próxima vez que cozinhar, elas ficarão devidamente desinfetadas nessa altura.
  • Se não tiver bacias ou baldes em número suficiente para a água, pode colocar um saco de lixo dentro de uma caixa ou cesto que o possa manter de pé enquanto lava a loiça.
A sua votação: 
Média: 3.7 (6 votos)