Está aqui

Ideias originais para tornar o campismo mais luxuoso

Quarto em tenda de luxo

Sempre que pensamos na palavra “campismo”, algumas imagens inundam, de imediato, a nossa mente. Ocorre-nos um verdadeiro campista a erguer, durante vários minutos, a sua reduzida tenda; talvez as filas que se formam para as casas de banho debaixo do calor de um sol abrasador, o desconforto do saco-cama, os banhos gelados, o barulho incomodativo das tendas vizinhas ou mesmo os almoços em família feitos no tradicional “camping gaz”.

Estas e outras imagens, porém, já deixaram de rimar obrigatoriamente com a atividade dos campistas. Hoje em dia, fazer campismo pode ser somente uma forma cómoda e até luxuosa de desfrutar das suas férias, embora mantendo o contacto com a natureza. Naturalmente, o orçamento de férias terá de ser mais alargado, pois os custos de uma experiência de luxo não são os mesmos do campismo tradicional. Ainda assim, é possível ficar bem abaixo dos valores gastos em hotéis ou resorts. Não acredita? Então confira as dicas que seguem e descubra algumas formas originais de tornar o campismo mais luxuoso!

Requisitos essenciais

Se pretende transformar as suas férias no campismo numa estadia de luxo, há dois requisitos essenciais:

Antes de mais, troque o “camping” (ou campismo) pelo novo conceito de “glamping”.

Esta é a nova designação atribuída à experiência de “campismo de luxo” e tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos, um pouco por toda a parte. A ideia é que possa substituir alojamento, atividades e recursos que antes se mostravam pouco atrativos, por outros que tornem possível a ligação do campismo ao luxo e ao glamour. Porém, o contacto com a natureza e muitas das características exclusivas e diretamente ligadas ao campismo são inalteradas. Por outras palavras, mantém-se o que há de bom na experiência, alterando-se as situações mais desconfortáveis. E o que pode um campista querer mais do que ouvir os grilos e sentir o cheiro da terra deitado numa chaise-longue ou ao calor de uma bela salamandra? Isso sim é glamping!

Escolha um parque de campismo que, por si só, já seja luxuoso.

Atualmente, existem vários parques de campismo que possuem excelentes recursos, incluindo restaurantes fantásticos, bares e até discotecas, além de piscinas enormes e espaços temáticos. Estar rodeado de tudo o que precisa é o primeiro passo para uma estadia em grande estilo. Um dos mais conhecidos parques de luxo da Europa fica em Salou, na Costa Dorada, Espanha, e chama-se Camping Resort Sangulí Salou. Todavia, em Portugal também já existem boas opções – uma delas é o Camping Zmar, situado em pleno Alentejo, na Zambujeira do Mar.

Complementos e atividades

Tendas de luxo

Está cada vez mais em voga a disponibilização de tendas com um encanto e requinte muito próprios. Bem diferentes das tradicionais, os modelos vão desde tendas que imitam as dos índios americanos, às usadas nos safaris, yurts ou mesmo as tendas típicas dos países orientais. A forma espetacular como são decoradas no interior é aquilo que separa o “camping” do “glamping”!

Troque a tenda por um bungalow ou chalé

Se a ideia é fugir ainda mais à tradicional, mesmo que glamorosa tenda, experimente um alojamento mais luxuoso, mas mesmo assim inserido no ambiente do campismo. Opte por um bungalow ou um belo chalé e poderá desfrutar do conforto de uma cama, televisão, Internet, ar condicionado, etc. Melhor ainda é ter uma casa de banho privativa!

Descubra atividades recreativas e de relaxamento

Bem longe vão os tempos em que fazer férias no campismo era sinónimo de trabalhar tanto ou mais que no seu normal quotidiano. Atualmente, os parques de campismo mais luxuosos, oferecem imensas possibilidades para se divertir e descansar. À disposição dos hóspedes, não só as piscinas, bares e restaurantes, como também atividades que vão desde a pesca aos passeios a cavalo. Se quiser inovar ainda mais, escolha um Camping Spa e terá à sua espera massagens, tratamentos de beleza e muito mais.

Apostas de Luxo

Campismo Gourmet

Numa era em que o famoso Camping Gaz ou o churrasco de família já passaram à história, desfrute de uma experiência gourmet no coração do campismo. Escolha um parque que forneça esta possibilidade através de diferentes restaurantes ou providencie-a você mesmo no conforto do seu chalé.

Banho ao ar livre e jacuzzi

Há algo melhor no final de uma tarde de Verão do que desfrutar de um bom banho? Graças ao glamping, não só poderá fazê-lo sem enfrentar as enormes filas do parque, como terá hipótese de o fazer na varanda do seu bungalow nos jacuzzis que, em muitos locais, já começam a ser instalados para comodidade dos hóspedes. É um luxo estar em comunhão com a mãe natureza!

Faça o seu retiro espiritual

Muitas pessoas escolhem o campismo exatamente pela possibilidade de contacto com a Natureza e o desligar da vida na cidade. Agora junte a esse contacto, a tranquilidade de não ter de ouvir o barulho incomodativo das tendas vizinhas. E, melhor ainda, adicione-lhe uma experiência de spa, reiki e reflexologia. Perfeito não?

Campismo de luxo sobre rodas

Nada disto é suficientemente luxuoso ou glamoroso para si? Então porque não ponderar a companhia de um atrelado bem luxuoso (como o Mini Cowley Caravan) ou uma autocaravana topo de gama, para que se possa fazer à estrada e parar onde e sempre que quiser para fazer campismo em grande estilo?!

A sua votação: 
Média: 3.5 (4 votos)