Está aqui

As principais vantagens de praticar campismo selvagem

O campismo selvagem ou o campismo livre é praticado e apreciado um pouco por toda a parte. Tal como o próprio nome indica, é uma atividade que se realiza ao ar livre - fora dos parques de campismo - e permite um contacto mais direto com a floresta, a mata ou a selva. Esta atividade pode ser praticada por qualquer pessoa, desde que seja amante da natureza, mas é mais aconselhada para aqueles com alguma experiência no terreno. Também deve ser praticada, sempre que possível, em grupo. São vários os amantes deste tipo de campismo devido às diversas vantagens que ele pode proporcionar a quem o pratica. Segue-se uma lista onde constam alguns desses benefícios:

Garante um maior número de atividades na natureza

Deste modo é possível desenvolver um maior número de atividades ao ar livre, tais como as caminhadas e passeios pedestres, andar de bicicleta, nadar num rio ou num lago, canoagem, contemplar as estrelas à noite, fazer escalada, montanhismo, observar o meio ambiente, pescar e caçar. Enfim, um sem número de opções divertidas!

Oferece um contacto mais direto com os animais selvagens

Passar um dia ou mais ao ar livre permite observar os animais no seu habitat natural e adormecer com os sons que eles emitem durante a noite. Também é possível acompanhar um pouco do seu modo de vida e dos seus hábitos alimentares, respeitando sempre o seu espaço.

Assegura a possibilidade de experimentar alimentos naturais

Outra das vantagens deste tipo de campismo é permitir que as pessoas se alimentem dos alimentos comestíveis que aquele local tenha para oferecer, nomeadamente alguns frutos selvagens (por exemplo amoras, framboesas, morangos, cerejas, entre outros). Também é possível consumir peixe acabado de pescar.

É mais económico

Se as pessoas já tiverem uma tenda confortável e todo o material necessário para acampar, o campismo selvagem torna-se o modo mais económico de ir de férias porque não é necessário pagar alojamento ou outras despesas associadas à estadia num local. Por outro lado, também permite que uma pessoa não perca tempo em deslocações. 

Garante a hipótese de conhecer novos locais

Para além dos locais que, eventualmente, já conhece, é possível acampar num local mais recatado e ficar a conhecer melhor novos sítios e adquirir novas experiências.

Promove a independência

Além de fomentar o espírito aventureiro, estimula a independência de cada um, pois o individuo está dependente de si próprio para conseguir comida ou manter o seu bem-estar físico e emocional durante o decorrer desta atividade.

Oferece inúmeros benefícios para a saúde

O campismo selvagem pode trazer inúmeros benefícios para a saúde humana, nomeadamente ao nível do relaxamento e do stress. Isto é, ele permite às pessoas relaxar, esquecer o mundo à sua volta, reduzir a ansiedade, melhorar o humor e a criatividade, entre outros benefícios ímpares que só a prática do campismo oferece.

Possibilita o contacto com plantas medicinais

É sabido que muitas plantas medicinais se encontram em diferentes locais, dependendo do clima, do terreno e até da humidade de um determinado sítio. O campismo selvagem também permite encontrar algumas delas e colhê-las para utilizar na gastronomia e até em chás.

O mais importante é aproveitar o tempo ao ar livre e respeitar o meio ambiente e os animais que lá se encontram. Só assim é que é possível dedicar-se a 100% à prática do campismo selvagem.

A sua votação: 
Média: 4.5 (2 votos)