Está aqui

Saco-cama, como escolher?

1 entrada / 0 new
explora
Offline
Last seen: 3 anos 1 mês atrás
Membro desde: 06/26/2013 - 08:22
Mensagens: 8
Saco-cama, como escolher?

Escolher um saco-cama para campismo

Ao escolher um saco-cama é importante reflectir sobre o tipo de utilização (campismo de aventura, campismo em família ou festival), sobre as estações do ano em que vamos acampar ou as temperaturas nocturnas dos nossos destinos de campismo.
Formato do saco-cama
Os formatos mais comuns são: rectangular, oval, múmia (ou sarcófago).

O formato rectangular permite uma boa liberdade de movimento e pode ser completamente aberto para a utilização do saco-cama como se fosse um edredom. É óptimo para os meses mais quentes, para campismo em família ou festival.

O formato de múmia é mais eficiente na conservação do calor corporal e permite um tamanho de transporte mais reduzido. Estão equipados com um capuz que pode ser apertado para reduzir as perdas de calor.

Os sacos-cama ovais tem vantagens semelhantes ao formato múmia mas permitem uma maior liberdade de movimento.

Estações

A cotação de "estação" permite uma identificação rápida da utilização aconselhada para determinado saco cama. É determinada pela capacidade de um determinado saco-cama para reter o calor e é complementada pela informação das "temperaturas de conforto" e "temperaturas de extremo".

Um saco-cama de 1 estação é apropriado para campismo em clima quente. De 2 estações permite acampar com conforto no final de primavera, verão e início de outono. De 3 estações em climas mais frios e no inverno.

Outras características

Outras características a ter em conta são por exemplo os fechos zip. Existem fechos com anti-encravamento - para não encravarem no tecido ao abrir, os fechos com bloqueio automático - não abrem enquanto estamos a dormir ou quando nos movimentamos dentro do saco-cama - e o resguardo interno em todo o comprimento do fecho, que serve para minimizar a perda de calor.

...

Espero que este pequeno resumo seja útil para os que chegam pela primeira vez e para os que voltam depois de algum tempo.

Votos de noites felizes ao arlivre.

Abraços,Explora Outdoor